A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Sem categoria / Sobre Nagra 4 no Star One C4

Sobre Nagra 4 no Star One C4

Nagra 4 no StarOne C4: Afinal ele vem ou n√£o vem?

Agora que a Claro TV migrou diversos canais para o satélite StarOne C4 e acrescentou novos canais a algumas TPs do C4, colocando tudo em Nagra 3, a mesma codificação que estava usando no StarOneC2, o fantasma do Nagra 4 voltou a rondar a cabeça de quem usa receptor de satélite pirata, já recebi uma dezena de e-mails perguntando sobre quando será ativado o Nagra 4 na Claro TV, se é preciso comprar outro receptor e coisas do tipo.
Eu mesmo  já falei algumas vezes sobre codificação Nagra 4, Nagra 3… mas já se vão belos dois anos desde que se começou a falar no tal Nagra 4.
Na √©poca que come√ßaram os famosos apag√Ķes dos canais HD no StarOne C2 eu tive bastante trabalho at√© trazer a tona ¬†que o motivo eram testes de uma nova codifica√ß√£o para os canais HD que a Claro TV estava fazendo no StarOne C2, com a inten√ß√£o de levar a tal codifica√ß√£o para o StarOne C4.
Estes teste no entanto não foram com a tal codificação Nagra 4, como também revelou na época.
Hoje eu passei o dia todo correndo atrás dessa informação sobre Nagra 4, na realidade eu queria relembrar de onde é que todos nós, sites que falamos sobre o tal Nagra 4, conseguimos a informação de que o tal Nagra 4 realmente existe.
O que, por enquanto, eu descobri, é muito interessante e esclarecedor sobre o assunto.
Só pra começar o tal do Nagra 4 não existe e nem nunca existiu, foi um mito colocado no mercado pelos engenheiros que fazem engenharia reversa nas criptografias da Nagravision para alimentar os receptores que abrem o sinal das operadoras de tv por assinatura através dos sistemas de SKS, IKS e outros.
РHein, como assim??? Você deve estar pensando.
√Č simples, na Nagravision, empresa que desenvolve sistemas de criptografia usados por diversas operadoras de tv por assinatura em todo o mundo, e outras empresas de m√≠dia digital, nunca usou as nomenclatura Nagra 4 por que ela para essa nomenclatura em Nagra 3 e ent√£o usou vari√°veis deste nome para denominar vers√Ķes mais fortes do Nagra 3.
Entre as diversas operadoras de tv por assinatura que usam criptografia Nagra no mundo, n√£o h√° declaradamente nenhuma que use a tal criptografia Nagra 4, elas usam vers√Ķes da criptografia Nagra 3.
Alguns exemplos:
– CanalSat (Alemanha-Fran√ßa) (Nagravision Media Access *NEW TYPE* [Basically Updated Nagra 3 “Merlin”])
– Numericable (Belgica, Fran√ßa, Luxemburgo) (Nagravision 3 ‚ÄúMerlin‚ÄĚ).
– Tiv√Ļ Sat, Mediaset Premium e Pangea platform (Nagravision 3 ‚ÄúTiger‚ÄĚ).
E por aí vai com dezenas de outras operadoras em Nagra 3, e outras muitas usando ainda Nagra 2.
Como voc√™s podem ver no exemplo acima parece que a vers√£o mais forte do Nagra 3 √© denominada de Merlin, e dentro destas vers√Ķes h√° a possibilidade de se ativar chaves de criptografia com maior for√ßa em bits, para dificultar o trabalho de quebrar a chave de criptografia a tempo de ela poder ser usada via SKS, IKS ou qualquer outro sistema do tipo.
E por que algumas operadoras usam uma vers√£o mais forte e outras usam uma vers√£o mais fraco do Nagra 3?
Por que tem que pagar usar a versão mais forte e a licença para usar ela encarece o custo de operação por cada cliente, e parece que a Claro TV não está disposta e incorporar esse custo que seria adotar uma versão mais forte da criptografia Nagra 3.
Do ponto de vista do equipamento seria o sat√©lite o que teria mais implica√ß√£o para o uso, at√© mesmo por quest√Ķes de espa√ßo de transmiss√£o nos transponders, mas a Claro TV est√° com espa√ßo sobrando no StarOne C4 e isto n√£o seria problema para ela.
Em alguns fóruns que compartilham esforços para a quebra de chaves de criptografia Nagra, a conversa sobre o tal Nagra 4 foi abandonada pois não há Nagra 4 para se trabalhar em cima.
E mesmo sobre a versão mais forte da criptografia Nagra 3 o que se sabe é que ela pode sim, ser aberta, mas nem sempre pode ser usada à tempo pelo usuário final de sistemas piratas pois uma nova chave já teria sido gerada pela operadora antes que o usuário pudesse usar a chave anterior enviada pelo servidor pirata.
Isto significa freezes e congelamentos nos canais que se est√° tentando piratear, e isto o cliente de receptor de tv pirata n√£o aceita.
Mas a n√£o exist√™ncia de uma criptografia Nagra 4 n√£o significa que a Nagra j√° n√£o tenha uma criptografia bem mais atualizada que a Nagra 3 e suas vers√Ķes mais fortes.
Sim, ela já tem esta criptografia e esta nova criptografia torna obsoleto sim todos os atuais receptores de tv via satélite, inclusive das operadoras de tv por assinatura.

 

fonte: gps.pezquisa.com

Veja Também

HTV receptor que n√£o usa nem antena e nem cabo

HTV receptor que n√£o usa nem antena e nem cabo, s√≥ internet Recebi alguns pedidos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *