Como instalar vários receptores na mesma antena

Views:
2504

Como instalar vários receptores na mesma antena

Bem amigos para este tópico vamos abordar o conceito de antena parabólica, as chaves de ganho, divisão e mistura de sinal. Neste procedimento você pode usar tanto antena parabólica, antena de chapa ou antena Digital. Esta é uma dúvida muito comum para quem vai instalar ou comprar novos receptores e já possui uma antena.  Imagine a situação em que você comprou 3 receptores de deseja montá-los um na sala, e outro no seu quarto e outro no quarto dos filhos, você terá que adicionar 3 antenas no seu telhado? Não é necessário, pois existem opções mais viáveis veja abaixo e continue lendo.

 

Recomendamos a leitura:

http://azamerica.org/2015/08/como-ligar-seu-receptor-no-sistema-smu-antena-coletiva-multi-usuario.html

http://azamerica.org/2014/04/e-se-ligar-o-cabo-da-antena-receptor-direto-na-tv-o-que-acontece.html

http://azamerica.org/2013/08/apostila-montagem-e-instalacao-de-antena-parabolica.html

http://azamerica.org/2014/01/antena-sky-livre-vs-parabolica.html
Neste caso você tem 2 opções:

Opção 1: Você pode dividir o sinal existente com um divisor 5Mhz – 1Ghz que pode ser comprado em qualquer casa de eletrônicos a qual faz este papel muito bem. A vantagem é que este procedimento é compatível com qualquer tipo de antena. A antena não é limitada a quantidade de pontos que podem ser ligados nela, pela antena você poderia subdividir o sinal quantas vezes quiser sem problemas.

Porém, o limite de divisão é o sinal que chega no local de instalação da antena, quanto maior for o sinal dividido, mais será a perda de sinal em cada ponto. Se o sinal inicial captado pela antena não for forte o suficiente para a divisão, se a antena não for de qualidade e de um tamanho a partir de 1,5m, isso vai haver perda e acarretar imagem com travas em sua TV.

Opção 2: Compre um LNB quádruplo vendido em qualquer loja de antenas e puxe um cabo para cada cômodo da casa.
Só pode ligar até 4 receptores com sinal bom. Não há perda de sinal para a ligação dos receptores. Você poderá usar até LNB com 8 saídas ou ligar dois lnb quaduplos em paralelo.
Não pode ultrapassar 50 metros.

Opção 3: LNB quádruplo e o divisor de sinal ao mesmo tempo. Essa é a melhor opção pois além de trazer o sinal de sua antena parabólica você também pode trazer o sinal da antena terrestre Digital a sua TV utilizando um misturador de sinal chamado de Diplexer.

Instalação de antena com chave diplexer (misturador).

 

Opção 4: Utilize uma chave Multiswitch vendido em qualquer loja de antenas e eletrônicos e ligue até 8 receptores. Para isso você precisará de um LNB duplo para ligar na Chave e o restante dos cabos pode utilizar quantos quiser.

 

Essa chave poderá ficar próxima da antena de preferência protegida do calor e umidade ou no forro, ou até mesmo próxima dos receptores dependendo da situação e da disponibilidade de passar cabos ou mesmo economia.

O LNB Univesal é na realidade dois em um, e cada uma dessas faixas de frequência é independente, enquanto se esta usando uma faixa de frequência na porta do LNB, não se pode usar a outra faixa.

 

O que é Chave Disecq?

Quando se quer ligar uma ou mais antenas parabólicas no mesmo receptor utiliza-se uma chave Disecq conforme a imagem abaixo:

O que é TAP?

Tem a mesma função do divisor com a vantagem de não haver perdas durante a divisão. O sinal vem amplificado para ser dividido. Funciona como se fosse um registro de água a qual diminui a pressão para estabelecer menor fluxo.  É comumente usado em prédios.

Se esta postagem foi útil para você por favor compartilhe.

Acesse o nosso portal no facebook: www.facebook.com/zeamerica
Acesso o nosso portal no twitter: @portalzeamerica

  

16 Comments

  1. Dani Ice 10 de Maio de 2017
    • admin_zeamerica 11 de Maio de 2017
  2. João Carlos Alves FIlho 26 de Abril de 2017
    • admin_zeamerica 28 de Abril de 2017
  3. Fabi 24 de Abril de 2017
  4. enilde 25 de Janeiro de 2017
    • admin_zeamerica 26 de Janeiro de 2017
      • Jean 20 de Março de 2017
  5. claudio 11 de Janeiro de 2017
  6. Gilmar 20 de setembro de 2016
  7. Edimilson 28 de julho de 2016
  8. alvaro freire 14 de junho de 2016
  9. alexandre de souza 30 de Maio de 2016
  10. edivaldo gomes 12 de setembro de 2015
  11. BADOK 12 de setembro de 2015

Fique a vontade para comentar abaixo: